O Tempo - Cadernos Especiais

Sunday, October 02, 2005

Educação

Tradição é marca registrada da Sopel

Júnia Leticia

Oferecer produtos de qualidade, com a tradição e seriedade de quem já está no mercado há quase quatro décadas. Essa é a política da Sopel Distribuidora de Papéis Ltda., empresa localizada no bairro Prado, em Belo Horizonte, desde a sua fundação.

Um dos segredos para se conservar a tanto tempo no mercado é a adequação à realidade que o mundo globalizado impôs, conforme diz gerente administrativo-financeiro da Sopel, Paulo Lopes. “Com o passar do tempo, vamos adaptando o nosso mix de produtos para atender às novas demandas mercadológicas”, conta.

A fidelidade aos clientes é outro ponto de extrema importância e levado à sério pela Sopel. “Esse é o grande trunfo que garantiu e garante o sucesso da instituição. Fomos praticamente os pioneiros no segmento em Belo Horizonte e desde nossa fundação adotamos essa política”, ressalta Lopes. A Sopel atende em atacado e varejo e possui um grande estoque de papéis, cartões, cartolinas, envelopes e papéis especiais para os mais devidos fins.

A qualidade no atendimento também merece destaque, como lembra o gerente administrativo-financeiro da instituição. “Com uma equipe ágil e eficiente, fatores determinantes para uma empresa manter-se competitiva, sempre buscamos o respeito e a transparência em nossas negociações.”

Para maior comodidade de seus clientes, a Sopel, instalada em aproximadamente mil metros quadrados, possui estacionamento exclusivo. Segundo Lopes, a localização da loja é privilegiada e suas instalações de fácil acesso.

Pré-UFMG: Vestibular acessível a todos

Júnia Leticia

Com o objetivo de democratizar e melhorar as condições de ensino, há oito anos foi criado em Belo Horizonte o Pré-UFMG, associação sem fins lucrativos fundada por estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A intenção dos alunos era promover igualdade de ensino para que estudantes de escolas públicas pudessem concorrer com os de instituições privadas de ensino.

O resultado do trabalho desenvolvido pelo Pré-UFMG é comprovado pelo índice de aprovações. Há três anos a instituição é o pré-vestibular que mais aprova na UFMG – 25% das vagas são preenchidas por alunos do curso – e na PUC-Minas.

Hoje, com quatro unidades na capital mineira, o Pré-UFMG também se destaca por ser a única instituição preparatória a disponibilizar material didático especialmente desenvolvido para deficientes visuais. Outro importante projeto idealizado pelo Pré-UFMG é o Jequitinhonha. Em parceria com a prefeitura do município, a instituição oferece gratuitamente moradia, alimentação e ensino durante dois anos para os estudantes da região. A contrapartida é que depois que ele se forme, volte para sua região para ser um multiplicador dos conhecimentos. Em Belo Horizonte, projeto semelhante é desenvolvido no aglomerado da Serra.

A distribuição gratuita de material para estudantes carentes, além de campanha para que ex-alunos doem as apostilas para quem não pode adquiri-las são ações que fazem parte da política social adotada pelo Pré-UFMG.

City School oferece método de ensino dinâmico em inglês

Júnia Leticia

Aprender inglês quatro vezes mais rápido do que é ensinado nas escolas de idiomas convencionais, gastando um quarto do que é pago em outras instituições de ensino de línguas. Essa é uma das propostas da City School, curso de inglês que desde a sua fundação – há aproximadamente dois anos – adota o Método Callan de ensino do idioma. “Utilizando o método, o curso todo é concluído em três semestres. A média das demais escolas é de seis anos”, conta o diretor da City School, Alexandre Miranda.

O Método Callan foi desenvolvido pela Callan School of English, que é a maior escola de inglês para estrangeiros da Inglaterra, como informa o diretor da City School. “O método foi criado na década de 60 e é utilizado por mais de 300 escolas em todo o mundo. O Callan é fácil, agradável e consegue estimular o aluno por completo”, conta Miranda.

Baseado na absorção do idioma de maneira gradual e reflexa, o Método Callan proporciona o aprendizado do inglês da mesma forma com que a pessoa desenvolveu a comunicação em sua língua materna, como esclarece o diretor da City School. “O segredo do sucesso para se dominar um idioma está na repetição constante e no falar sem pensar. Para isso é necessário desenvolver um reflexo rápido, o mesmo adotado ao se adquirir agilidade ao digitar ou ao tocar piano, por exemplo.”

Outra característica do método é privilegiar a conversação, que ocupa todo o tempo de cada aula. Por isso as turmas possuem em média quatro alunos, como diz o diretor da City School. “O estudante é encorajado a falar, pois o principal alvo das pessoas que querem comunicar-se em um outro idioma é a expressão oral e a única forma de se falar um outro idioma é falando”, constata.

Adotando um formato de “perguntas-respostas” nas aulas, os alunos ficam ativamente envolvidos em ouvir e falar, utilizando a linguagem ao máximo. “O professor mantém a aula em um ritmo acelerado para que os estudantes entendam o idioma na velocidade em que é falado naturalmente”, ilustra Miranda.

Para facilitar aos alunos a compreensão de inglês fora de aula, o professor, utilizando o Método Callan, fala com o aluno a uma velocidade de 240 palavras por minuto. “Normalmente uma língua é falada a uma velocidade de 180 palavras por minuto”, informa o diretor da City School.

Barreiras como a timidez para comunicar-se em inglês é outro ponto com o qual a City School se preocupa. “Muitos alunos quando aprendem um idioma estrangeiro têm medo de falar. Como o Método Callan é baseado grande parte em torno de perguntas e respostas, o estudante é induzido a falar, superando o medo e ansiedade ao se comunicar”, aponta Miranda.

Ciente da eficiência do Método Callan, a City School dá a cada aluno uma garantia por escrito de seu sucesso nos exames da Universidade de Cambridge ou outro exame de mesmo nível em um quarto de tempo consumido em qualquer outra escola. “Também concedemos um mês de aulas gratuitas se o aluno não for aprovado. O Método Callan tem um índice de aprovação de 95% nesses exames”, realça.

Para que os estudantes possam conferir a eficiência e a qualidade proporcionadas pelo Método Callan, a City School oferece uma semana de aulas experimentais gratuitas, caso o aluno decida não se matricular. “Temos turmas de iniciantes sempre sendo formadas, com início das aulas todas as segundas-feiras”, diz Miranda.

Aberta de segunda a sexta, das 7h30 às 21h30, na City School as aulas começam sempre metade da hora e duram 50 minutos. “O aluno pode começar, parar e recomeçar a qualquer momento que ele deseje, sem prejuízo aos seus estudos ou ao seu aproveitamento. Ele pode escolher entre estudar cinco dias por semana, que é o ideal para um aprendizado eficiente e rápido como previsto pelo método, ou três.”

Outro diferencial da escola de idiomas é o City in Company. “Consiste em um curso desenvolvido especialmente para atender a empresas. Nele trabalhamos de acordo com as necessidades e interesses das instituições, fazendo adequações de horários”, informa Miranda.

Expansão da Rede Chromos reflete qualidade do ensino

Júnia Leticia

Com a missão de preparar os alunos para vida, em 1992 surgiu o Chromos Pré-vestibulares. Em 1999, a fim de expandir a qualidade da Rede de Ensino Chromos a todas as fases da educação, foi fundado o Colégio Chromos. Atualmente há dez unidades do pré-vestibular – Centro, Pampulha, Barreiro, Santa Luzia, Venda Nova, Savassi, Betim, Sete Lagoas e duas no Eldorado – e três do colégio – Pampulha, Eldorado e Santa Luzia.

Segundo o presidente da Rede de Ensino Chromos, Walter Teixeira Batista, o preparo dos alunos passa por todos os aspectos que envolvem o crescimento humano. “A socialização e a profissionalização, questões éticas, o dever cívico, bem como a família são alguns dos pontos debatidos com os nossos alunos”, conta Batista.

Tendo em vista uma proposta de ensino avançado e totalmente diferenciado do mercado, o Chromos Pré-vestibulares tornou-se pioneiro na utilização de multimídia em salas de aulas. “Em pouco tempo, firmou-se como uma das mais bem conceituadas instituições de ensino do Estado. Por tal razão ampliou-se em dez unidades de pré-vestibular”, esclarece o presidente da Rede.

Para Batista, um dos fatores que garantem o sucesso dos alunos nos vestibulares e processos seletivos de todo país é a equipe de professores. “O profissionalismo, a dedicação e o otimismo do nosso corpo docente estimulam os estudantes a alcançar seus objetivos. São professores com larga experiência em pré-vestibulares, colégios e universidades.”

Já o Colégio Chromos, preocupado em somar na educação dos alunos, o busca, juntamente com a família, estar sempre atualizado nas últimas tendências de comportamento das crianças, adolescentes e jovens. “Proporcionamos um ensino moderno e qualificado, que capacite os alunos para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva”, como ressalta o presidente da Rede.

As inscrições para o processo de seleção para o Colégio Chromos já estão abertas. “Ele destina-se a que conheçamos os alunos que estão estamos recebendo, para que possamos melhor atendê-los em suas necessidades e especificidades”, esclarece Batista.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home